Home Blog Posts Casos de Sucesso Uma comunidade em marcha

Uma comunidade em marcha

Másbus – experiência de sinalização digital que proporciona mais do que ir de A à B ao dia a dia dos passageiros

+bus melhora todo dia a experiência do transporte público  através do uso da sinalização digital para informar os passageiros sobre fatos relevantes da cidade de Montevidéu. 

Desde 2014, foram instaladas  cerca de cem telas com sinalização digital em dez linhas regulares de ônibus da área metropolitana da capital uruguaia, onde aproximadamente 750 mil passageiros se deslocam diariamente, ou seja, aproximadamente quatro milhões em um mês!

O que torna +bus única é o seu compromisso em informar a população sobre temas relacionados com a comunidade local, criando um sentimento de solidariedade entre as pessoas. Desde o começo da iniciativa, passageiros, motoristas e, principalmente, cobradores sentem que a atmosfera dentro dos veículos está mais descontraída e alegre.

Edgar Blumenfeld +bus

Conversamos com o diretor técnico da +bus, Edgar Blumenfeld, sobre o andamento  dos negócios desde a implementação da sinalização digital. Como não se constrói empreendimentos sem dificuldades,  perguntamos Edgar quais apertos a +bus passou e como fez para superá-los para dar início ao sonho de uma comunidade mais unida.

 

OnSign TV: Não havia sinalização digital no Uruguai antes?

+bus: Houve duas tentativas de implementar sinalização digital no transporte público. A primeira foi televisores com VHS. Houve um interesse comercial na venda de espaço publicitário, mas a execução era cara, a qualidade não estava no ponto e, ao mesmo tempo, uma depressão econômica começou.

Quase dez anos depois disso, e praticamente ao mesmo tempo que nós estávamos começando, uma empresa fez outra tentativa de maneira semelhante, mas com um sistema digital. Esse projeto durou menos de um ano porque não tinha conteúdo voltado aos passageiros.

Nós aprendemos muito com esses projetos. Onde eles erraram, nós nos concentramos para inovar. Percebemos que a característica central de qualquer projeto de sinalização digital é o conteúdo. Apesar da publicidade ser vital a partir de um ponto de vista comercial, o conteúdo é ainda mais. Somente com conteúdo relevante as pessoas vão se interessar pelo que está na tela. Do contrário, as propagandas e tudo que está ali perde o seu valor.

OnSign TV: Conteúdo no centro da sinalização digital parece lógico. Por que o conteúdo foi focado em temas da comunidade?

+bus: Sabíamos que precisávamos de uma meio de comunicação sólido. Pensamos em toda a rede do ponto de vista dos passageiros a fim de ter atrair a atenção para as telas.

A sinalização digital no transporte público é diferente do setor privado. As telas são instaladas em um lugar público, de forma que o conteúdo passa a pertencer à todos. Queríamos usar esse sentimento de pertencimento à comunidade. Nós só divulgamos temas que vão alegrar o dia do passageiro. É cansativo se deslocar de um lugar para o outro. A idéia é que o passageiro saia do ônibus ganhando, seja porque riu, aprendeu algo ou puxou conversa com alguém.

Os funcionários dos ônibus, especialmente cobradores, têm notado que depois da instalação das telas, as pessoas estão mais tranquilas. Essa é a razão porque estamos nesse negócio: para fazer a diferença e, – é claro – para lucrar, inovar, desenvolver. Isso é o que amamos. Acima de tudo, estamos nesse negócio para fazer da nossa cidade um lugar melhor.

OnSign TV: Quais e como foram os primeiros passos?

+bus: Três dos meus colegas tiveram a ideia, mas exigiu muito esforço e trabalho duro para tirá-la do papel. Uma rede de sinalização digital no transporte público traz  desafios que você não vai encontrar em nenhum outro setor.

Demorou cerca de três anos de planejamento e desenvolvimento. Pedimos permissão das autoridades. Também precisamos convencer as empresas de transporte público a se juntar à iniciativa, já que não estavam muito seguras num primeiro momento por causa de experiências ruins no passado. Nós mostramos a diferença e logo, ao ver o potencial do projeto, nos apoiaram. Creio que foi em agosto de 2014 a instalação da primeira tela. Desde então, não paramos de crescer e, no último trimestre de 2015, já havia mais ou menos 90 telas em funcionamento.

OnSign TV: Todos os ônibus das linhas abrangidas têm telas?

+bus: Infelizmente, alguns têm e outros não. Essa é a natureza do sistema de transporte público aqui. Na Europa e Estados Unidos, é comum cada município ter uma única empresa privada ou estatal. Aqui no Uruguai, temos quatro ou cinco empresas diferentes que fornecem o transporte público, e todas têm dez tipos diferentes de ônibus, sendo alguns muito velhos, com até 25 anos. Nós não poderíamos instalar telas em todos, mesmo se quiséssemos. Torna-se mais complicado ainda, já que os ônibus servem qualquer linha. Um dia eles estão em uma, e no dia seguinte em outra.

OnSign TV: Isso é interessante, do ponto de vista da plataforma digital, porque existe a possibilidade de criar conteúdos específicos relacionados a cada linha de ônibus.

+bus: Isso era uma das coisas que queríamos fazer no começo, mas não tínhamos a capacidade de definir quais veículos serviam quais linhas a cada dia. Agora, segmentamos o conteúdo por empresa de ônibus. Mas já temos um projeto específico para reproduzir campanhas de acordo com a localização GPS, função que a OnSign oferece.

OnSign TV: Na verdade, essa é uma função relativamente nova. Agora há duas maneiras diferentes de usar o GPS. Uma é tocar a campanha em uma área pré-definida. A outra é acionar a campanha assim que uma rua ou um ponto específico é atravessado.

+bus: Nós vamos definitivamente usar isso. Como não temos controle sobre as linhas de ônibus, essa função se encaixa perfeitamente nas nossas necessidades. Nós temos uma relação tão boa com OnSign. Vocês escutam o que precisamos e, depois de algumas semanas ou meses, recebemos uma chamada: “Isto é o que você queria? Aqui está”.


OnSign TV: Falando de relacionamento, por que você escolheu a OnSign TV como plataforma de sinalização digital?

+bus: Quando você tem um projeto como o nosso e não é o desenvolvedor, tem que comprar o software de um jeito ou de outro. Mesmo que o programa seja realmente bom e você tenha uma equipe codificando o dia todo para melhorá-lo, ainda falta o ponto de vista do fornecedor. Nós sempre dizemos que temos uma ligação muito especial com OnSign TV e todos que trabalham lá. Além de estarem sempre dispostos a nos ouvir, estão sempre presentes quando precisamos. O software e a engenharia aplicada é ótima – e eu tenho muita experiência nisso. São as pessoas por trás que realmente fazem a plataforma funcionar e a tornam excelente.

OnSign TV: Algo que as pessoas podem se interessar é sobre aprendizado de vocês. Quais erros vocês cometeram no passado que serviram de lição?

+bus: Isso é crucial, provavelmente um dos aspectos mais importantes de nosso negócio. Errar é sempre uma oportunidade.

Nós tivemos nossa cota de oportunidades resultantes de erros. Faz parte do processo de análise e desenvolvimento. Há uma palavra que usamos muitas vezes: repetição. Nós nunca implementamos algo em grande escala antes de repetir a experiênca três ou quatro vezes, porque o fracasso comercial tem um preço. É uma oportunidade, mas tem um preço. Nós gostamos de começar em menor escala.

Um ponto que tivemos dúvidas no começo, mas que acabamos acertando, foi a escolha do hardware. Tivemos que tomar uma decisão importante. Curiosamente, três ou quatro anos atrás, quando começamos a buscar equipamentos, a tendência no segmento de sinalização digital era deixar de lado o sistema Android. Diziam que não iria a lugar nenhum e não era confiável o suficiente. As empresas que desenvolviam dispositivos Android não estavam realmente pensando na credibilidade e sim em uma morte programada, que o equipamento é atualizado e logo descartado. Isso é algo que não é compatível com nível industrial, que necessita equipamentos funcionando 24h por dia.

Optamos pelo Android de qualquer maneira, porque não iríamos pagar cerca de 1.700 dólares em cada tela. Acabou sendo uma boa aposta. O sistema evoluiu drasticamente desde então, sendo considerado a melhor opção para sinalização digital. Em feiras do setor, você pode ver que todas as grandes empresas que disseram não ao sistema, estão agora vendendo como se fosse a última novidade. Em resumo, pesquisa e desenvolvimento foi a essência do nosso projeto, juntamente com o conteúdo e uma estratégia comercial sólida. É isso que valorizamos e gostamos de compartilhar com outros projetos mundo à fora.


Leia mais sobre outros aspectos técnicos da sinalização digital que a +bus enfrentou no transporte público


OnSign TV: Apreciamos como a +bus foi inovadora ao implementar o negócio. O progresso que vocês tiveram vai servir de exemplo para empresas em outros lugares do mundo. Sua missão é inspiradora e estamos honrados em ser seu parceiro como plataforma de gerenciamento de sinalização digital.

 

Confira mais informações sobre +bus no site ou no canal no YouTube. Conecte-se também à Edgar Blumenfeld no LinkedIn.

Assine nossa newsletter mandando um e-mail para info@onsign.tv

 

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments