Home Blog Posts Casos de Sucesso O Teorema da Pizza* na Sinalização Digital

O Teorema da Pizza* na Sinalização Digital

#### Entrevista com anunciante de sinalização digital HUGE AD TV

Claro que estamos brincando. A sinalização digital não pode ser colocada num *[teorema como corte de pizza](https://www.youtube.com/watch?v=UXRUiTEZgbA), mas nós confirmamos algumas observações numa recente entrevista com o diretor da [HUGE AD TV](http://hugead.tv/) de Atlanta, Jared Erni.

* Usar freeware é uma boa maneira de testar terreno, mas se quiser explorar, é preciso mais. Então, por que arcar com os custos de mudança e não começar com a plataforma certa desde o início?

* Domine uma indústria em primeiro lugar, com conhecimento de todos os seus detalhes. Jared tomou o nosso ponto de vista ao pé da letra. Ele se especializou principalmente numa indústria: empresas locais, com foco em restaurantes. Mas não quaisquer restaurantes. Acontece que as pizzarias têm um apelo especial sobre HUGE AD TV, ou vice-versa.

Se você se lembra da primeira parte da série [“Como começar o seu negócio de sinalização digital”](https://onsign.tv/blog/start-digital-signage-business-1/) , descrevemos vários modelos de negócios plausíveis: publicidade, venda de equipamentos e gestão de equipamentos e conteúdos. Classificamos o terceiro modelo como o mais complexo. Hoje, lhe apresentamos uma empresa que vai ainda mais longe, e utiliza com sucesso o primeiro e terceiro modelos.

A HUGE AD anuncia na rede de sinalização digital de alguns clientes, alcançando centenas de milhares de pessoas por mês. Para outros, fornece a uma rede de sinalização digital privada sem publicidade. O interessante é que alguns dos estabelecimentos membros da rede são fornecedores de espaço publicitário – as telas.

OnSign - Huge ad 4

**_OnSign TV_**: Jared, como começou?

**_HUGE AD TV_**: Já faz pouco mais de dois anos. Este modelo começou numa churrascaria, já que eu queria testar o mercado, verificar se podia vender anúncios e se seria viável. Na realidade, eu estava vendendo publicidade por um preço muito mais elevado para esse restaurante. Em seguida, transformou-se em várias contas e outras empresas locais se interessaram. O negócio se expandiu para sete ou oito estabelecimentos onde a nossa sinalização passava. Cheguei a um ponto em que eu estava vendendo e gerindo tudo. Encontrar uma parceria capaz de alavancar os recursos foi crucial para o crescimento para um negócio viável. Foi quando eu conheci o Tommy, o proprietário da Agência Octane, uma agência de serviço de marketing completo. Nós batizamos a empresa de HUGE AD TV e aqui é ponto em que estamos.

 

**_OnSign TV_**: Trabalhar nesses lugares como anunciante ajudou, ou uma pessoa sem experiencia poderia entrar facilmente no mercado de forma semelhante?

**_HUGE AD TV_**: Eu já tinha uma clientela, então tivemos uma base, mas nós fizemos uma série de mudanças no nosso modelo de negócio. Tem sido um longo processo de descoberta. Por mais ou menos um ano e meio, nós vimos o que funcionava ou não. Mudanças na plataforma, ajustes nos planos e serviços, e como cobrar os nossos clientes. O rebranding foi um passo fundamental no estabelecimento da marca e a presença que pretendíamos.

Agora, temos mais de quarenta telas e nós temos a ambição de, até o final do ano, alcançar centena de locais. Isso significa que tivemos de descobrir uma plataforma que fosse estável o suficiente para crescer para uma centena.

 

**_OnSign TV_**: Agora, você tem OnSign TV como a sua plataforma.

**_HUGE AD TV_**: É exatamente o que precisamos para crescer agora. Teria sido uma confusão terrível se tivéssemos lançado uma centena de tela com o nosso software anterior.

 

**_OnSign TV_**: Falando nisso, pode falar-nos um pouco sobre a transição da plataforma anterior, um fornecedor open-source gratuito, para a OnSign TV? O que o motivou a buscar algo diferente?

**_HUGE AD TV_**: Eu sempre estive a par do que existia no mercado, não sei por que eu não me cruzei com a OnSign TV antes. Antes, eu usava um serviço pago. Se era problema de hardware ou software eu não sei, mas eu tinha muitas preocupações com as telas dos media players. Quando começamos com HUGE AD TV decidimos cortar nosso orçamento um pouco e usar softwares gratuitos. Experimentamos muitos softwares. Um software open source poderia lidar com o que precisávamos. Depois de um período de mais ou menos oito meses, após termos crescido bastante, estávamos enviando um técnico para os nossos parceiros semanalmente, às vezes diariamente, para solucionar problemas, uma vez que os dispositivos não ficavam conectados à internet. O barato começou a ficar caro. Precisávamos melhorar se quissemos crescer.

Como eu tinha feito a pesquisa, OnSign TV era algo novo que eu não tinha visto antes e fiquei curioso. Desde o inicio do teste funcionou. A interface do usuário tornou muito mais fácil gerir todo o conteúdo que colocávamos nas diferentes telas. Mas o que eu mais precisava era de estabilidade. Com OnSign, parece que várias medidas são tomadas para manter a nossa rede estável mesmo com variáveis ​​que não se podem controlar, como falhas no serviço internet. O hardware, obviamente, é algo que OnSign TV não pode tem controle, mas com o dispositivo recomendado, mesmo o congelamento de hardware é arranjado automaticamente por internet, e eu adoro isso.

 

**_OnSign TV_**: É ótimo ouvir isso. Você já teve clientes que tinham sinalização digital e só depois pensaram sobre isso: “Melhor passar para outra agência gerenciar.”

**_HUGE AD TV_**: A maioria não. Nós fornecemos o hardware que sabemos que funciona. Há, porém, uma pizzaria que eu frequento, e reparei que os seus menus estáticos ficavam pretos e se repetiam a cada cinco segundos. Perguntei aos donos a razão, e eles revelaram usar um pen-drive na entrada USB para exibir fotos. Eu me deparo com esstes tipos de soluções caseiras e, muitas vezes, as uso como oportunidade para mostrar o que fazemos em outros lugares e como faríamos no caso deles para que tenham uma melhor experiência de sinalização. Agora, estamos novamente trabalhando para uma grande cadeia de pizzarias. Isto é uma coincidência engraçada. Eles querem menus para 75 locais na área de Atlanta. Se isso der certo, poderíamos ter até 700 locais em todo o país.

 

**_OnSign TV_**: Bem, aí você consegue mais 100 écrans facilmente. Então, para você, o acesso remoto e a estabilidade são muito importantes. O que é preciso em plataformas de sinalização digital?

**_HUGE AD TV_**: Monitoramento, claro. Eu quero saber quando os sinais não estão operando, porque temos clientes nos pagando. Nós precisamos saber se os anúncios não estão sendo exibidos para os clientes e concertar qualquer erro.

Os relatórios da OnSign TV funcionam perfeitamente. Podemos ver quantas vezes uma campanha foi mostrada. Devido à natureza da nossa sinalização, eu gostaria de ver quantas vezes partes específicas das campanhas são exibidas. Temos campanhas com, talvez, vinte anunciantes diferentes e eu adoraria produzir um relatório para cada um.

 

**_OnSign TV_**: Além dos anúncios, que outros conteúdos são exibidos?

**_HUGE AD TV_**: Nós não queremos que as telas sejam vistas como plataformas unicamente destinadas aos anúncios. Se esse for o caso, as pessoas tendem a deixar de prestar atenção. Estamos sempre colocando conteúdo atraente. Nas pizzarias, por exemplo, colocamos algumas citações e conteúdo divertido sobre pizza, e anúncios específicos para ofertas do restaurante. Há sempre uma barra lateral exibindo o que há de especial nesse dia ou então algo totalmente diferente, como trivialidades. É algo em que nunca me envolvi muito, mas o trivial tem-de tornado, provavelmente, o conteúdo mais solicitado e o elemento mais envolvente que realmente faz com que as pessoas queiram olhar para os nossos écrans. O que eu realmente gosto é explorar vídeos da biblioteca, vídeos realmente divertidos como vídeos de GoPro, onde surfista pega ondas.

OnSign - Huge ad 2

**_OnSign TV_**: Os clientes e os donos podem sugerir o que passa nas telas?

**_HUGE AD TV_**: Sim, nós normalmente fazemos uma pequena consultoria com eles e orientamos o anúncio, falando de aspectos que sabemos ser mais eficazes. Aquele anúncio reflete o nosso negócio também. Mesmo que às vezes os clientes nos enviem o seu material, nós reconstruímos o design para se encaixar no nosso padrão, de forma que seja esteticamente agradável. Tudo deve ser visual, já que o áudio não é próprio para esse ambiente.

OnSign - Huge ad 1 Damos aos restaurantes uma parcela da receita dos anúncios que vendemos nos seus locais, mas eles têm mais benefícios do que somente a parcela dessa receita, suficiente para pagar a fatura de eletricidade. Além disso, eles mostram à comunidade o seu apoio às empresas locais, se beneficiam dos nossos serviços de design – sem nenhum custo- e aumento de vendas dos menus especiais do dia. E ainda têm uma fonte extra de receita através das telas.

 

**_OnSign TV_**: Como seleciona os anunciantes?

**_HUGE AD TV_**: Nós usamos o bom senso. Se existem anúncios com os quais sentimos que o anfitrião pode não estar confortável, sempre pedimos permissão. A única coisa que não fazemos de jeito nenhum é apresentar concorrentes de publicidade. Assim, num pizzaria nunca anunciaremos outro restaurante.

No começo, por não estarmos muito bem estabelecidos e conhecidos, tivemos que sair ao encontro de clientes e lhes mostrar como funcionaria e o valor . À medida que fomos crescendo, começamos a ter mais e mais pessoas vindo até nós, querendo anunciar na nossa rede. Recebemos telefonemas e e-mails, mas ainda temos de fazer vendas e nos aproximar da comunidade.

 

**_OnSign TV_**: Quais são os anunciantes que mais se beneficiam dos seus serviços?

**_HUGE AD TV_**: Serviços de casa é uma grande indústria. Várias pequenas empresas precisam de marketing mais direto e branding, e o nosso serviço é essencialmente trabalhar a marca. Mas a indústria de serviços de casa precisa desse tipo de reconhecimento do nome da marca em toda a comunidade. Fizemos isso para pequenas empresas: acessível, com possibilidade de crescimento e local. Para as pequenas empresas, a marca por si só geralmente não é o que atraí os clientes. Para incorporar alguns métodos de marketing direto temos um pacote de serviços que inclui webdesign e gerenciamento de redes sociais.

 

**_OnSign TV_**: O crescimento vai afetar a oferta para as empresas locais?

**_HUGE AD TV_**: A nossa meta é chegar a meio milhão de pessoas por mês muito em breve (agora estamos na marca de 250 mil). À medida que aumentamos, a nossa rede se torna uma opção mais viável para as empresas maiores. O preço será diferente, mas não tenho certeza de quanto. O negócio foi projetado para pequenas empresas e sempre haverá opções de preço para esse segmento. Podemos ter diferentes tipos de pacotes. Só faz sentido anunciar pequenas empresas em dois ou três locais dentro da sua área. Empresas maiores exigem uma rede completa. Com a nossa plataforma de sinalização digital, podemos selecionar perfeitamente cada local muito do que as redes de rádio ou TV conseguem.

OnSign - Huge ad 3

**_OnSign TV_**: Última pergunta, qual foi a sua campanha preferida até agora?

**_HUGE AD TV_**: Uma das minhas favoritas é uma que eu realmente não sabia se iria ser bem sucedida, se a sinalização digital ia ser uma boa plataforma – e foi! Um desenvolvedor local de aplicativos Android quis anunciar jogos. Ele sentiu que era uma forma rentável para os anunciar e acabou obtendo mais e mais downloads. Eu acho que uma das razões foi que mães e pais com as crianças viam o anúncio enquanto esperavam pela comida. Olhavam o anúncio de um jogo, faziam o download para as crianças para entretê-las enquanto esperavam.

 

**_OnSign TV_**: Grande analogia, mesmo quando se conhece bem o mercado, ainda se pode aprender mais acerca de novas aplicações. Obrigado, Jared, por partilhar as boa sorte com as futuras 100 telas que, certamente, virão.

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments