Home Blog Posts Casos de Sucesso Benefícios da sinalização digital para estabelecimentos financeiros

Benefícios da sinalização digital para estabelecimentos financeiros

![Establishment](https://onsign.tv/media/1118299424_f06a761d3f_b-e1463568248105.jpg)

A sinalização digital em bancos, seguradoras e escritórios de advocacia está começando a se aproximar [do padrão observado no setor de vendas](http://www.digitalsignagetoday.com/articles/banks-are-banking-on-digital-signage/). Apesar do foco principal ainda ser em eficiência do atendimento e fornecimento de produtos, a preocupação com o aperfeiçoamento da experiência do cliente começa a aparecer lentamente. Isso inclui recursos de entretenimento, educação e cross-selling, que vamos avaliar em seguida.

## Descomplicar a informação

A sinalização digital pode servir como plataforma para uma série de apresentações ou vídeos informativos para o cliente, sendo que [ambos têm vantagens poderosas](https://www.industryweapon.com/video-content-for-digital-signage/). Em vez de ter um membro da equipe para explicar dados gerais, pode-se utilizar uma tela para apresentar relatórios financeiros, alterações ou atualizações que o cliente possa achar útil.

A principal diferença entre uma tela e o típico gráfico estatístico ou mapa é que o televisor pode apresentar uma muito mais dados de forma mais eficiente e sem confusão em menos tempo. No mundo das finanças, as fontes de dados são intermináveis, o que faz da sinalização digital uma ótima escolha.

## Facilidade de acesso e experiência do cliente

Com um sistema digital de qualquer tipo, interativo ou não, a experiência do cliente é imediatamente aprimorada. Claro que [a eficiência e a gestão de clientes é melhorada ainda mais com interatividade](http://www.digitalsignagetoday.com/blogs/decisions-decisions-interactive-or-display-digital-signage-or-both/).

Bancos e outros estabelecimentos, onde diariamente existem filas, podem usufruir de telas interativas para ajudar os clientes a atingir seu objetivo mais facilmente. Se existem diferentes departamentos no prédio, os televisores pode facilmente orientar os clientes.

Onsign - Your Turn

Por exemplo, se o cliente quer discutir um empréstimo ou alguma questão financeira mais importante, pode agendar uma sessão privada e ser direcionado para o local mais apropriado através da tela. Isso evita que um cliente não familiarizado com a estrutura tenha que esperar apenas para pedir informações.

Ao utilizar monitores interativos para gerenciamento de filas de espera, algumas complicações podem ser prevenidas e os clientes podem chegar ao seu destino com mais facilidade. Este é um grande benefício para a experiência do cliente pois reduz diretamente o tempo de espera.

O uso da sinalização digital como é feito nas vendas pode ser observado em outros segmentos também, incluindo saúde, produção e hotelaria. Isso só nos dá indícios do porquê [2016 está se tornando o ano da sinalização digital](http://blogs.forrester.com/jp_gownder/16-01-04-why_2016_will_be_the_year_of_digital_signage_and_displays).

## Esperas que parecem mais curtas

A percepção de que o tempo passa mais rápido aplica-se a [qualquer indústria que lida com filas no dia a dia](http://customerthink.com/3-steps-to-less-perceived-wait-and-more-customer-delight/). O tédio é eliminado com sucesso pelo uso da sinalização digital.

A sinalização digital não se limita unicamente ao entretenimento, mas pode ser utilizada também para apresentar ofertas aos clientes. Sejam eventos locais, resultados ou outras informações interessantes: tudo pode ser mostrado! Algumas instituições têm, por exemplo, áreas separadas para pais com crianças. Entre brinquedos e outros itens, desenhos animados podem ser uma escolha interessante.

A apresentação de taxas de câmbio está, sem dúvida, entre as informações mais encontradas nas paredes de bancos. Utilizar um monitor digital para este fim garante uma atualização fácil, podendo até fornecer informações atualizadas de minuto à minuto se o conectar a uma rede online.

## Promoção de produtos e serviços

Promover algo para o cliente está estritamente ligado ao tópico anterior. Novas ofertas e vantagens podem ser evidenciadas numa tela digital. Todos queremos fugir de funcionários tentando nos convencer a aderir a algum plano ou serviço. A tela é mais eficiente nesse quesito pois não intimida e nem provoca desconforto.

Muitos bancos, por exemplo, têm aplicativos ou sites disponíveis para os seus clientes – [o que é um conceito interessante](http://www.gocodigo.com/digital-signage-101-blog/2015/financial-industry/5-things-to-consider-before-building-a-mobile-branch). Enquanto esperam na fila, podem se informar sobre como baixar e instalar o aplicativo ou navegar no site.

Novos cartões de crédito, pacotes ou promoções exclusivas da sua própria instituição podem ser facilmente apresentados. Acrescente a isso o aumento da eficiência e publicidade e você vai perceber que tem uma grande vantagem em mãos.

O cross-selling se trata da [venda de novos produtos ou serviços a alguém que já é cliente](http://www.digitalsignagetoday.com/blogs/supercharge-your-omnichannel-strategy-with-digital-signage-and-kiosks/), o que aumenta a fidelidade e diminui a chance de que troque de fornecedor. Uma opção seria listar todos os serviços juntos, mas também é possível visar um público específico, exibindo certas ofertas em momentos específicos do dia. Por exemplo, quando há uma atividade como descontamento de cheques ou realização de depósitos num determinado horário do dia, pode-se anunciar ofertas complementares ou adicionais.

## Treinamento de funcionários

A formação nesta indústria é contínua e frequente quando comparada com outras. Treinamento adequado é de extrema importância na indústria financeira, além de ser obrigatória legalmente. Em Esta indústria é provavelmente a que segue maior quantidade de regulamentos. Se manter constantemente atualizado em finanças é vital, principalmente porque o conhecimento se altera com muita frequência.

A sinalização digital como plataforma de formação pode ser utilizada em qualquer estabelecimento que tenha funcionários. Pode-se colocar monitores por trás dos balcões ou em lounges, por exemplo. Atualizações, instruções ou lembretes podem ser compartilhados diariamente. O treinamento pode abrangir vários estabelecimentos simultaneamente, basta só configurar o conteúdo.

Esse método elimina em parte a necessidade de formação individual. A orientação de um membro sênior da equipe não deve ser totalmente substituída, mas as tarefas básicas e as pequenas mudanças podem ser facilmente comunicadas recorrendo com sinalização digital.

## Dê informações vitais aos seus clientes

A educação – só que agora, do cliente – é uma grande escolha de conteúdo para esta plataforma, especialmente numa instituição onde os fregueses tendem a procurar mais que pagamentos e depósitos. Em outros estabelecimentos financeiros, como escritórios de advocacia financeira ou companhias de seguros, os clientes vão se beneficiar de todo conhecimento e informação que puderem adquirir.

Compartilhe informações legais através de exibições no hall. Recorde seus clientes sobre questões que poderiam prejudicar o caso, como dar declarações gravadas ou falar diretamente com as companhias de seguros.

Conteúdo gráfico, como vídeos e registos estatísticos, pode ser compartilhado. Embora fatores como entretenimento, cross-selling e eficiência sejam todos importantes, as pessoas dificilmente vão para um escritório de advocacia diariamente. É por esse motivo que o entretenimento é tipicamente o foco principal.

Além disso, a eficiência é outro dos focos da sinalização digital. Tal como a hierarquia humana, também [afeta a hierarquia corporativa de necessidades. Confira o artigo completos](http://www.digitalsignagetoday.com/articles/how-digital-signage-meets-the-corporate-hierarchy-of-needs/) sobre esta hierarquia e veja as etapas do negócio de uma perspectiva diferente.

## Interatividade com smartphones e tablets

Apresentar dados nas telas pode ajudar, contudo os tablets interativos permitem que os usuários procurem informações que precisam. Isso pode melhorar a experiência do cliente e ajudá-los a examinar os seus produtos e serviços de uma forma mais divertida e interessante.

Existem vários aparelhos interessantes hoje em dia, e que vão um pouco mais longe do que uma simples tela interativa. Por exemplo, [ATMs que não usam cartão, assistentes virtuais e carteiras móveis são recursos com potencial](https://www.ciklum.com/three-innovative-ideas-financial-institutions/) que o futuro das instituições financeiras pode trazer.

Resumindo a sinalização digital no mundo financeiro…

6031878489_46a5d79a99_m

– A experiência do cliente, juntamente com eficiência, melhora muito só com a mera presença de uma rede de sinalização digital, além de facilitar o acesso à informação para todos os clientes.
– O entretenimento pode ajudar a encurtar longos tempos de espera.
– O aumento das vendas é resultado de uma publicidade bem sucedida através da rede de sinalização digital. É mais confortável para o usuário, mais eficaz e mais fácil de implementar do que outras formas de publicidade.
– A fidelidade à marca pode ser reforçada através de cross-selling de produtos e serviços de uma maneira mais confortável para os clientes.
– A redução de pessoal é um resultado da capacidade que a sinalização digital tem de cobrir uma variedade de tarefas, tais como o compartilhamento de informações com clientes e funcionários, atualizações fáceis e treinamento.
– Os custos reduzidos tornam-se evidentes uma vez que a necessidade de pessoal, conteúdo impresso e a treinamento individual é reduzida.

Além disso, a sinalização digital pode oferecer espaço para experimentação, seja de campanhas interativas em tablets e smartphones ou até de [aparelhos poderosos, como carteiras móveis](http://www.mobilepaymentstoday.com/blogs/mobile-wallets-the-hidden-commerce-model/). Também pode ajudá-lo a tornar sua marca única.

Imagens de [Sean Hayford Oleary](https://www.flickr.com/photos/sdho/1118299424/in/photolist-2GPzsy-nUAd5g-871Do6-6cDH6D-nAj2kB-gqG17q-4qyQew-9sSuZm-dM414q-6w8n4k-e2BtA5-dgWJau-dzYWKk-3kyw4F-pRbR6j-9fxGw9-e2vXix-8mS6XA-eHk6pn-5i3rW4-93tppN-47VeRa-74BNDa-7vdPpy-8WviKZ-7mS5Z7-i7zaq9-4HNd6V-aQt9AZ-ccyPMN-byZboM-eEpXfT-hrWwFg-4HqNyJ-74FGBy-79hRLS-hrVyo7-8c5pF6-6wcy3u-4egxfr-4RaGn3-dghTTX-7JaYeo-bx4m4g-bx4mni-47Zeq7-rtCmoy-rtCkRS-FLaX9A-p3UNzv), [Nick Hubbard](https://www.flickr.com/photos/nickhubbard/6031878489/in/photolist-cQG4Ay-bjwhkn-rafZF9-rrGSh4-rhcAQy-3gZHir-5KMvPJ-7q5kGU-cRXaV5-9TQ1oL-5mKahZ-rfrMdi-cB81t5-rafXMj-ranxSv-ryEqhm-rhbDem-5s1car-r8v3Vr-ac1XjZ-rrJ9zJ-rfrHai-ryEoyb-ryEuhf-8RieUc-BmnLoc-BgRXjq-sVQZ2P-tMisoC-sTKMV3-cRXarh-rrGTfM-9vKPN6-bBGW91-rsZfAK-sDh4ay-sVS1c8-saVC5M-sDog3R-sDfi7W-sTxQ1u-sVSFCc-sDoqbv-rZgjFZ-sVRUfD-rZ2Kck-saVCaM-rZ2yMn-vNeHUT-qzUe6P), [Ambernectar 13](https://www.flickr.com/photos/ambernectar/5354185962/in/photolist-9a8AX5-6ow6gf-fdWDH9-4npBve-fdGjM6-7AW4dk-cRFRyo-6V5BRT-FA94-58xxB2-fdWCAb-ahD35e-58xvpt-6TRwen-hgzJ4Z-fghsty-gUyUyz-58BHwY-37uJ5e-CCASL-4VgFTd-7TFXvS-58BCpM-7MVq5P-bviG5Y-58BGdC-qsik8A-6zrg6b-4yRJF-6TVwzW-7UoWFk-4WfuUQ-3R8ML-8WExHY-5pMqBr-eio5pq-58BCcA-hgyDmC-9cP8E5-cCVKgh-zQdVNf-ame8Mw-58BEbJ-qiTAqR-4WxLHa-hgyAdm-7oPNZu-83ZY3e-21MqQJ-2Z32j4).

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments