Home Blog Posts Tutoriais e Dicas 4 Estratégias de sinalização digital para pequenos negócios

4 Estratégias de sinalização digital para pequenos negócios

Para utilizar todos os benefícios que a sinalização digital proporciona, é necessário muito planejamento. As telas demandam um investimento inicial considerável, mas ainda não chegaram no estágio onde dão retorno imediato, ao contrário do que muitos empresários tendem a pensar.

Por outro lado, se bem empregada a sinalização digital pode pavimentar o caminho do crescimento para a sua empresa e ajudá-lo a alcançar o próximo nível mais rápido. Esse auxílio é sempre bem-vindo, ainda mais quando se trata do seu próprio negócio.

Se você se identificou com o perfil de empreendedor acima e deseja utilizar sinalização digital, deve aplicar ao menos uma das quatro estratégias listadas abaixo na sua rede:
 

1. Invista pesado em conteúdo

O ideal é montar sua estratégia de comunicação antes mesmo de investir um centavo em sinalização digital. É comum instalar primeiro a sinalização digital, pensando que o plano de comunicação é algo que pode ser desenvolvido de maneira simples e rápida depois.

Pelo contrário, uma estratégia de comunicação sólida é justamente o que vai guiar o projeto sinalização digital. Isso inclui o posicionamento das telas, plataforma utilizada para gerenciamento de conteúdo e resultado final.

É preciso ter claro os objetivos do seu negócio e como alcançá-los. Por exemplo, se sua meta é engajar o cliente, defina o posicionamento das telas e conteúdo com base nesse objetivo de maneira que possam interagir mais facilmente com as telas.

Além disso, esse plano de comunicação também deve guiar a criação de conteúdo. Também é importante decidir como vai ser exibido, quando e qual a reação esperada do usuário. Com os objetivos em mente, você deve criar e aperfeiçoar seus programas de marketing e caprichar nas campanhas de sinalização digital para que sempre contem com informações úteis para o público.

Consolidada a estratégia de comunicação, que é a base da sinalização, vamos focar em um elemento intrínseco a todo pequeno negócio – inclusive o seu. A principal vantagem dos pequenos negócios reside na proximidade com os clientes. A sua sinalização digital pode refletir esse relacionamento e aprofundá-lo ao exibir a história por trás do seu produto, tornando-o mais rentável ao consolidar a marca e promover fidelidade. Afinal de contas, todos somos humanos e criamos empatia por outras histórias.

Também tenha em conta que é mais fácil – e barato – criar conteúdo personalizado para fomentar a relação com os clientes. Conteúdo fresco e abundante é chave ao montar sinalização digital para pequenos negócios.

2. Saiba tudo sobre sua audiência

Em um pequeno negócio, você deve entender bem seu público: quem ele é, como se move na loja e o que os atrai. É possível fazer tudo isso com o mais simples método: observação. Com esse conhecimento é possível tirar mais proveito das telas e direcionar o conteúdo.

Ao contrário das grandes corporações, uma pequena empresa pode interagir com os clientes em um nível mais pessoal e conhecer as demandas melhor. Além disso, como proprietário de um pequeno negócio, você pode testar campanhas de sinalização digital para ver como isso impacta seu público diretamente. Também é mais fácil mudar o rumo da estratégia sem grandes danos à audiência. Você pode testar novas idéias de promoção em uma escala menor e encontrar a melhor abordagem para atrair os clientes.

Small business digital signage - Shop

Aumente a abrangência da sua estratégia de marketing veiculando conteúdo em outros locais.

Se as circunstâncias permitirem, considere comprar espaço publicitário para atrair seu público em outros estabelecimentos. Se optar por essa estratégia, as análises de consumidor vão fazer a diferença, pois se você carece desses dados, estará simplesmente presumindo quem é seu clientes e que locais costuma frequentar.

3. Utilize outras abordagens multi-plataforma

É fato que a sinalização digital é um diferencial na sua empresa, mas isso não quer dizer que deve ser a única estratégia de comunicação adotada. Um único canal de comunicação provavelmente não suprirá todas as necessidades do seu público, principalmente quando se tratam de insaciáveis millennials!

Usar sinalização digital representa uma dedicação maior com o marketing, mas combiná-la com outras plataformas aumenta ainda mais o alcance da sua marca. Uma boa jogada é combinar publicidade móvel para dirigir as pessoas para as telas. Você também pode influenciar o mapa de calor usando outros canais de marketing e métodos, como folhetos e códigos QR.

Aplique diversos métodos de marketing e influencie assim a audiência mais facilmente. Ao combinar diferentes estratégias, você pode se aproximar ainda mais do seu público e orientá-lo de maneira a alcançar suas metas.

4. Seja flexível

Uma das vantagens dos pequenos negócios em comparação com as grandes corporações é a flexibilidade. Faça proveito dessa característica também no gerenciamento do conteúdo da sua rede de sinalização.

Em grandes empresas, pequenas mudanças necessitam de análise, aprovação, só para então serem implementadas e gerar, na melhor das hipóteses, impacto mínimo na audiência. Esses entraves são necessários, uma vez que feito um erro pode atingir muito mais clientes e também demanda tempo para corrigí-lo e reverter o impacto.

Por outro lado, os pequenos negócios têm mais liberdade para experimentar e adaptar suas estratégias e alcançar o resultado desejado. A sinalização digital também pode ser um indicador da eficácia da sua abordagem de negócio. A análise dos resultados e feedback do público é essencial deve integrar os esforços de negócios – sejam eles pequenos, médios ou grandes. Com o diagnóstico em mãos, se pode fazer uma rápida análise do que pode ser melhorado e corrigir esse ponto.

Você pode empregar sua sinalização digital para pedir a opinião dos clientes sobre determinado produto ou avaliar o serviço. Além disso, você pode perguntar diretamente o que os funcionários ou clientes pensam sobre as telas, o que eles gostam e, claro, o que eles não gostam.

Tenha em mente que além de instalar a rede, outro desafio é mantê-la em dia. Se você planeja desenvolver uma ampla rede de sinalização digital, ter uma pessoa responsável por esse departamento é ideal. No entanto, também existem redes menos extensas que necessitam de um monitoramento e atualização ocasionais. Neste caso, reserve um pouco do seu tempo ou atribua essa função à outro funcionário para garantir que sua sinalização digital não seja esquecida .

Small business digital signage - Game shop

A sinalização digital não é um investimento irrisório. Apesar disso, você pode facilmente incorporar essa tecnologia ao seu arsenal de marketing e atenção ao cliente.

Em resumo, você não deve adotar a sinalização digital como única estratégia de marketing e encará-la como uma tecnologia que trará retorno imediato. Em vez disso, tente estabelecer concomitantemente estratégias sólidas que vão guiar seu projeto e garantir que você alcance os objetivos estabelecidos do seu negócio.

 

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments