Home Blog Posts Tutoriais e Dicas Medindo a eficácia da sua sinalização: como calcular retorno sobre investimento (ROI)

Medindo a eficácia da sua sinalização: como calcular retorno sobre investimento (ROI)

A sinalização digital é uma estratégia interessante para obter diversos resultados desejáveis, mas como é possível medir a eficácia desse método? As telas são capazes de trazer vários resultados, mas nem sempre é fácil identificá-los. Ainda assim, com as informações corretas em mãos, é possível ter uma ideia dos benefícios gerados.

O ROI (Return On Investment) se trata basicamente da diferença entre custos de implementação e lucros. Simples assim. Não se trata de nenhuma operação complicada, no entanto, é essencial obter as informações corretas para ter uma visão precisa. Abaixo tentamos direcionar onde e como você pode obter esses dados para ter um entendimento sobre o retorno sobre investimento.

Retorno sobre o investimento: do quê se trata?

O cálculo do seu ROI de sinalização digital não tem segredos. A equação incluirá: Uma visão clara do investimento realizado e, por outro lado, os ganhos e economias geradas. Sempre com precisão, lógico.

O que pode complicar o cálculo é o fato de que os benefícios nem sempre são fáceis de rastrear, e nem sempre se resumem em números. Por exemplo, se você investiu em sinalização digital para treinamento ou comunicação com funcionários, a principal vantagem é o aumento da eficiência e uma estrutura interna mais sólida. Assim, o retorno sobre investimento é muito mais complexo e nem sempre são quantificáveis.

O ROI da sinalização digital muitas vezes é subjetivo, e pode ser melhor compreendido quando se leva em conta os objetivos em vez de manter o ponto de vista meramente financeiro.

Estabeleça os custos de investimento

O custo de um investimento de sinalização digital vai além do hardware e software. À exemplo do que acontece com outros setores, se ignora o panorama geral: manutenção, uso de energia, custos de treinamentos, criação de conteúdo são alguns exemplos do que entra no pacote. Além disso, você deve considerar o tempo investido como um custo adicional.

Já começa a ficar mais claro que é mais difícil de calcular ROI do que alguém pode ter pensado ao começar a ler esse artigo.

Trace objetivos claros

Antes de começar a investir pesado em sinalização digital, você deve estabelecer os objetivos que deseja alcançar. O resultado sobre investimento nem sempre é resultado de uma transação financeira direta. Na verdade, há dois dois pontos de vista ao rastrear os benefícios.

Se você estiver usando a sinalização digital para publicidade, seja promoção de um produto próprio ou venda de espaço publicitário, o resultado desejado é uma compra. Neste caso, tanto as tecnologias de sinalização digital interativas quanto as clássicas fornecem métodos avançados de rastreamento, como a análise de quantas pessoas pararam para observar o anúncio, por quanto tempo e até mesmo se resultou em uma decisão de compra.

Do contrário, se o raciocínio por trás do investimento em sinalização digital for aumentar suas vendas globais em 30%, aumentar o tráfego em 50%, ou otimizar a comunicação interna, você deve especificar e monitorar esses objetivos. Ou seja, retorno sobre investimento fica em segundo plano em comparação com o retorno sobre metas.

Modelos de cálculo possíveis: ROI e ROO

Existem dois modelos que precisam ser levados em consideração ao calcular os benefícios de um investimento: ROI (Return On Investment) e ROO (Return On Objectives).

O modelo de marketing clássico baseado em ROI pode ser observado no caso venda de espaço publicitário em sinalização digital, ou publicidade que é diretamente responsável por um aumento no lucro.

O modelo de marketing baseado em ROO é aplicado quando o sucesso do investimento é medido pelos objetivos alcançados, que podem ser diversos. Criar consciência de marca, entreter, e divulgar informações com eficiência são apenas exemplos. Não podem ser rastreados tão diretamente como o número de interações a um anúncio. Pelo contrário, podem ser identificados por mudanças gerais no negócio.

Em suma, dependendo do que você deseja alcançar, a maneira como você rastreia a eficácia do investimento varia. Por um lado, você acompanha os lucros diretos e, por outro, os objetivos do seu negócio.

Além dos resultados, existem muitas outras maneiras de estabelecer se a sua sinalização digital é ou não um investimento que compensa. Por exemplo, as reações de seus clientes, impressões sociais, marketing boca-a-boca, aumento da produtividade, etc. Por exemplo, um benefício comum fornecido pela sinalização digital é o apelo visual e a modernização de um espaço. Este aspecto influencia muito as decisões dos clientes.

Com esta informação em mente, fica claro que nem todos os aspectos podem ser sintetizados em números.Esse artigo deu uma pincelada sobre essa estratégia essencial para qualquer empresa, mas se recomenda estudar o assunto mais a fundo para traçar o retorno da sinalização com precisão.

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments