Home Blog Posts Tutoriais e Dicas Como começar o seu negócio de sinalização digital

Como começar o seu negócio de sinalização digital

Onsign - Escalator 2

## Primeira parte!

A sinalização digital é um segmento de rápido crescimento, que oferece uma grande quantidade de oportunidades para aqueles que querem ter um pedaço deste bolo.

Em vez de agir por impulso, é fundamental fazer o trabalho de casa: um plano, para que saiba qual o caminho que o seu negócio vai seguir e o que vai conseguir com ele.

Esta série de artigos oferece-lhe informação sobre aspectos que deve considerar antes de partir nesta aventura. Aqui encontrará respostas a aspectos fundamentais sobre como fazer da sinalização digital o seu negócio.

Primeiramente, vamos concentrar-nos em questões importantes nas quais pode não ter pensado quando testou o terreno e decidiu começar.

## Qual é o seu modelo de negócio?

A primeira pergunta para qualquer novo negócio deve ser sempre acerca do modelo. Um modelo de negócio proporciona uma base estável para formar a estrutura do seu negócio para o futuro.

Os modelos de negócio podem parecer um conceito complicado e extravagante, mas realmente não são nada mais do que a resposta para a pergunta sobre como vai ganhar dinheiro com o seu empreendimento. No mínimo, é sobre como criar algo que pode se sustentar a longo prazo. Caso contrário, é um hobby no qual gasta dinheiro e não um negócio.

Existem várias “formas” para modelos de negócio em qualquer negócio, mas por agora vamos dividir este mar sem fim em três partes.

## O primeiro modelo de negócio: Publicidade

Alguns empresários muitas vezes procuram boa publicidade à moda antiga. Não têm tempo (ou dinheiro) para investir num sistema totalmente novo para simplesmente postar anúncios e os folhetos podem não fazer o trabalho. É neste espaço que a sua sinalização digital entra.

![Onsign Outdoors](https://onsign.tv/media/OnSign_Outdoors.jpg)

#### Venda espaço de publicidade usando a sinalização digital como plataforma

Neste cenário, você não vende nenhum equipamento ou software: tudo permanece na sua posse. Está essencialmente a vender a gestão de conteúdo, o que significa que a sua receita vem de pagamentos recorrentes.

A localização é a chave para que este modelo de negócio funcione. Ninguém vai gastar dinheiro num local onde não haja muito tráfego e, consequentemente, não exista atenção do público. Encontrar e adquirir o local certo realmente depende do ambiente em que está inserido. Também é de fundamental importância adaptar-se ao ambiente, e realmente descobrir o que é melhor quando se trata de escolher o hardware e o software correctos. Este tema será mais aprofundado noutro artigo. Por enquanto, vamos concentrar-nos no próximo modelo de negócio.

## O segundo modelo de negócio: Vender equipamento

Ao contrário do primeiro caso, alguns empresários desejam ter o controle total sobre a sua publicidade, ou qualquer outro uso que eles possam ter para uma rede de sinalização digital. Neste cenário, estará a vender todo o equipamento necessário: software e/ou hardware, mas não estará a fazer qualquer gestão do conteúdo.

Pode também optar por fornecer consultoria e instalação dentro deste modelo. Com o software, é espectável que se ofereça um serviço de consultoria, quanto mais não seja, para obter informações sobre como começar a usar o software.É importante mencionar que seguir rigorosamente este modelo de negócio não oferece uma receita recorrente: todos os seus rendimentos correspondem a uma única compra de equipamento. Hoje em dia, o software e um número crescente de aplicações, muitas vezes vêm com licenças para um período específico de tempo. Se os clientes estão satisfeitos, o seu rendimento será recorrente de taxas de licenciamento.

Você também pode ter um rendimento secundário regular originado a partir de ciclos de manutenção planeados. A consultoria oferece-lhe possibilidades de renda adicional; No entanto, se seu foco principal é o equipamento a renda de consultoria é menos previsível.

## O terceiro modelo de negócio: Gerir equipamento e conteúdo

O terceiro modelo apresenta uma mistura das duas anteriores. Neste cenário, estará a oferecer aos seus clientes o equipamento necessário, e também estará a administrar-lo inteiramente.

Onsign - Travel Kiosk

Este modelo de negócio tem como alvo os clientes que não querem passar tempo a lidar com as informações exibidas na sua rede digital. É um pouco mais complicado do que os dois primeiros por várias razões. Basicamente estará a oferecer muito mais do que informações num ciclo. Além disso, os clientes tendem a exigir uma estrutura complexa, com informações específicas destinadas a ser entregues em horários e locais específicos. Essencialmente, isso significa que terá de se adaptar às necessidades dos clientes, ao contrário do primeiro modelo, no qual a oferta é fixa.

No segundo modelo, vende-se hardware e/ou software ao cliente, outra situação onde a oferta é fixa. Provavelmente vai terminar por fazê-lo no terceiro modelo também, no caso do cliente não dispor do hardware ou software necessários. Se o cliente o tem, estará apenas a fazer a gestão de conteúdo. O equipamento é geralmente um investimento de uma só vez, até que se verifique a necessidade de um upgrade, contudo a gestão de conteúdo deste modelo proporciona-lhe um lucro recorrente.

## Modelos de negócio e industrias

De todos, o terceiro modelo ganha o prémio de complexidade. A flexibilidade e os conhecimentos necessários tornam-no particularmente exigente. Os dois primeiros modelos proporcionam ao cliente uma oferta fixa, enquanto que o terceiro é um modelo muito mais inconstante.

Com a finalidade de proporcionar aos seus clientes os serviços que necessitam, terá de ser flexível e possuir um certo nível de conhecimento específico sobre o setor. Se você visitar sites de fornecedores de sinalização digital, verá uma série de indústrias listadas. Não só se cobrem soluções de equipamentos, mas também se pode aprofundar nas exigências das indústrias em questão.

**Deve conhecê-la para trabalhar numa indústria específica**

Algumas indústrias exigem agendas ou escalas, aplicações específicas, tais como o tráfego, ou talvez uma solução que está focada em fornecer entretenimento. Isto é o que torna a sinalização digital em algo mais do que apenas um monitor. Eu aconselharia a dominar uma industria de cada vez. É um grande erro tentar lidar com todas de uma vez.

Especialize-se numa indústria de cada vez, e uma vez que tudo está dominado e já tem uma oferta estável para apresentar aos clientes, passe para a próxima indústria na fila.

Há uma série de indústrias que podem fazer grande uso de uma rede de sinalização digital. Pequenas e médias empresas são os usuários mais incomuns de sinalização digital porque os seus usos variam de acordo com a empresa em questão. Publicidade, entretenimento e gestão interna são as aplicações mais comuns, e seu modelo de serviço deve ser capaz de fornecer uma boa oferta.

Os transportes públicos, locais de culto, restaurantes, escolas, universidades e vendas. Todas estas indústrias têm requisitos únicos e exigirão uma solução apropriada para eles. Isso significa que estabelecer uma oferta genérica na tentativa de acomodar todos os clientes, provavelmente irá resultar em muito poucos clientes e, pior ainda, clientes insatisfeitos.

**Variações de modelo**

Os três modelos que mencionámos são uma orientação geral, e como mencionado, as zonas não exploradas neles são perceptíveis. Por exemplo, se pensarmos no segundo modelo, por um momento, além de vender o equipamento, alugá-lo também pode ser uma opção.

Os donos de empresas que desejam experimentar ou talvez não querem gastar muito dinheiro em equipamentos poderiam beneficiar de aluguéis. Inicialmente, uma pequena despesa regular é mais fácil de supervisionar do que um grande investimento que precisa de tempo para amortizar. Tendo a opção de atualizar quando novos modelos entrarem no mercado aumenta a probabilidade de que seja feita a troca do analógico para o digital. Um conceito semelhante pode ser utilizado no terceiro modelo também.

Como foi dito para o terceiro modelo, o cliente compra o equipamento necessário, mas alguns clientes podem preferir alugar o serviço em vez de comprá-lo. Isso traduz-se no arrendamento de equipamentos e serviços de gestão. Utilizar este conceito em ambos os modelos resultaria num maior lucro recorrente. Se colocar seu nome no serviço usando utensílios existentes essencialmente branqueará o rótulo.

**A solução de marca branca**

Um [produto ou serviço de marca branca tem vários aspectos úteis e interessantes](http://www.marketingprofs.com/opinions/2015/27296/three-reasons-white-labeling-your-products-is-a-fab-idea-and-two-reasons-it-isnt). Essencialmente, permite a uma marca de sucesso oferecer um serviço sem investir em tecnologia e infra-estrutura. Por exemplo, a maioria dos supermercados oferece produtos genéricos sob a sua marca própria, mas estes são fabricados e fornecidos por marcas estabelecidas ou fábricas que vendem para várias cadeias; apenas o rótulo do produto é alterado. O mesmo conceito pode ser aplicado à sinalização digital, onde você vende software ou hardware como seu, dando a impressão ao usuário final que foi criado pela sua marca.

Concluindo esta visão generalista e fundamental sobre modelos de negócios, o próximo artigo sobre como iniciar o seu negócio de sinalização irá discutir plataformas e hardwares seguido posteriormente pela criação e promoção de campanhas de publicidade.

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments