Home Blog Posts Casos de Sucesso Seis motivos para usar sinalização digital no transporte público

Seis motivos para usar sinalização digital no transporte público

Já aconteceu de você pegar o ônibus errado justamente quando estava com pressa para chegar a um compromisso? E para piorar: só foi perceber que havia algo estranho na metade do percurso? Se a resposta é sim, vai ficar fácil de entender porque a sinalização digital pode ser a salvação dos passageiros.

Apesar de estar mais presente em aeroportos e terminais rodoviários, é cada vez mais comum encontrar sinalização digital no transporte público local. As telas podem ser instaladas em ônibus, metrôs, bondes e até mesmo táxis. Vamos resumir abaixo alguns dos muitos motivos pelos quais as telas são necessárias no transporte urbano:

Onsign - Ubahn

1. Atualização rápida

Atrasos são compreensíveis. Informações erradas, jamais! Emergências, atrasos e cancelamentos são imprevisíveis, e por isso mesmo devem ser comunicados o mais cedo possível para os passageiros. Com sinalização digital e rede wireless, a hora de chegada é atualizada em segundos. Assim, os usuários dos transportes podem ficar à par de imprevistos.

Essa medida pode evitar ataques de pânico e outras reações inesperadas (por mais raros que possam ser!). O importante é dar atenção ao cliente, ainda mais quando a notícia possa arruinar a viagem.

2. Mesmo espaço, mais informação

A sinalização digital é como um quadro em que você pode adicionar conteúdo e trocá-lo quando quiser, com a vantagem que não é necessário apagar a lousa. Informação é compartilhada mais rapidamente e com maior exatidão. Sem falar na quantidade, que é infinitamente maior sem o desperdício de papel. Chega de mapas e panfletos confusos.

3.Monitoramento de rota

Desenvolvido originalmente para uso militar nos anos 80, o sistema de posicionamento global (global positioning system – GPS , em inglês) está no bolso de qualquer motorista hoje em dia. Esse equipamento pode ser incorporado à sinalização digital para monitoramento da rota do veículo. Imagine como seria útil para passageiros que entram em uma linha pela primeira vez. Com um olho na tela, seria impossível perder o ponto.

Onsign - Metro

Além de exibir rotas, a sinalização digital pode ser integrada ao gps para disparar mensagens ou anúncios com base na localização – recurso bem empregado em bus tours. O aparelho detecta a proximidade com certa atração turística e exibe vídeos com informações do local para os passageiros. Só não se esqueça de olhar  para fora de vez em quando!

4. Facilite a viagem

Todos os fatores mencionados acima melhoram a experiência de transporte, mas a sinalização digital pode ir ainda mais além. Toda a informação pode ser colocada ao alcance dos passageiros, ainda mais se a tela for touchscreen.

 

Em Seoul, capital da Coreia do Sul, essa tecnologia foi disponibilizada em centenas de pontos de ônibus espalhados por toda a cidade. Os passageiros podem tocar no televisor e descobrir a situação do trânsito, rotas e estabelecimentos próximos. E se tudo que resta é o ônibus chegar, por que não jogar games para encurtar a espera?

5. Localização exata

Onsign - Subway

Exibir mapas é um exemplo de como usar bem a sinalização digital. A interação permite o usuário explorar a imagem e achar os estabelecimentos ou atrativos que quer visitar. Veja como o parque de diversão King’s Island, em Ohio (EUA), utilizou esse recurso. Os visitantes podem procurar facilmente todas as atrações em um menu interativo e ver imagens, descrições e informações atualizadas sobre as filas para os brinquedos.

6. Amenize a espera

Onsign - Tren

O entretenimento está sempre entre os principais motivos para utilizar sinalização digital em qualquer setor. Não é diferente com o transporte público. Assistir tevê ou bons filmes durante longas viagens, assim como checar redes sociais no ponto de ônibus, podem tornar o passeio mais agradável.

É comum passar horas no aeroporto, seja porque houve atraso no voo ou porque você chegou mais cedo por precaução. Depois de algum tempo, nem a Duty Free entretém mais, e nessas horas a televisão é bem vinda. Isso vale também para estações de ônibus e terminais rodoviários. Leia outros usos das telas nos saguões de espera.

 

Tanto turistas como moradores da região podem se beneficiar da sinalização digital no transporte público. Em cidades grandes, mesmo usuários frequentes podem se perder na complexidade das linhas de ônibus, metro e trens. Indicação de direções vem sempre a calhar.

 

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments