Home Cases de Sucesso 6 razões para começar a investir em video walls

6 razões para começar a investir em video walls

Apesar de não ser nenhuma novidade, as video walls costumam, até hoje, causar uma forte impressão em quem as vê. Uma video wall não é nada mais do que um grupo de monitores que, juntos, formam uma grande tela.

Essa configuração de sinalização digital oferece vários benefícios. O principal deles é a qualidade e resolução aprimoradas, que tornam o equipamento ainda mais engajante. As video walls são úteis em qualquer ambiente e podem ser usadas de várias maneiras. Confira alguns exemplos:

Panasonic video walls

1. Conteúdo com mais qualidade

A qualidade do conteúdo é, sem dúvida, o principal motivo para a existência de video walls, pois a resolução aumenta com cada tela adicionada a este quebra-cabeça digital. Isso significa que, não só o tamanho do conteúdo aumenta, mas também a sua resolução,
que pode ser facilmente calculada somando a largura e a altura de todas as telas. Confira o exemplo abaixo, em que cada tela adicionada aumenta a resolução total:

Calculation of video walls resolution

Com a resolução total calculada, ajuste seu software de sinalização digital para que seu conteúdo se encaixe na video wall como uma luva. Claro, leve em conta que você também deve ter conteúdo que corresponda à resolução da tela para obter melhores resultados.

Talvez você tenha considerado trocar o video wall por um projetor. No entanto, as video walls
sempre oferecem melhor qualidade, proporções e mais brilho que qualquer projetor, o que permite a instalação em ambientes externos.

2. Durável, com poder de processamento variado

Video walls são muito mais que telas grandes. A maioria dos sistemas de video wall são projetados para durar, ainda que operem por longos períodos.

Ao contrário dos projetores, as video walls não contêm partes que são consumidas ao longo do tempo, nem exigem manutenção frequente. Um sistema de video wall é projetado para funcionar 24/7 com necessidades mínimas de manutenção. Embora o projetor seja mais barato e simples de instalar, requer tempo de inatividade após um determinado período de uso, e também precisa de substituição de lâmpadas ocasionalmente.

Para garantir o padrão de qualidade das video walls, um processador de vídeo adequado é um requisito. O processador é o responsável por manter o conteúdo nos monitores e garantir que funcione sem problemas.

Existem vários tipos de processadores que variam em complexidade e recursos. Certos processadores permitem um número limitado de entradas e saídas: uma solução aceitável se a sua video wall for simples e mudar de forma pouco. No entanto, o número fixo de entradas e saídas limita o número de telas e as fontes de entrada suportadas. Há também processadores mais complexos projetados para garantir uma video wall que funciona com máxima eficiência. É por isso que o processador é muitas vezes descrito como a parte mais importante de um sistema video wall.

3. Flexível com muitas variações

Geralmente as video walls exibem conteúdo de uma única fonte, mas não se limitam a esse uso. Esse equipamento pode fazer muito mais além de ampliar o conteúdo de uma tela padrão.

Vários provedores de software oferecem gerenciamento de conteúdo e exibem video walls em formatos inusitados, permitindo diferentes composições de vídeo. Há suportes com os quais se pode fixar as telas em desenhos mais livres que o habitual retângulo.

As video walls podem ser usadas de diversas maneiras: com imagens estáticas, placares, anúncio ou até mesmo em eventos para melhorar a experiência do cliente e engajá-lo ao máximo.

Video walls in sports

Video walls podem ser configuradas para expandir uma imagem por várias telas, ou conteúdo exclusivo para cada monitor: uma configuração usada para monitorar dados ou informações similares.

4. Interatividade e video wall: um par perfeito

Interatividade já é interessante nos mais pequenos dispositivos, logo não precisamos enfatizar quão impactante é este recurso em uma estrutura como video wall. Como já vimos, os processadores do video wall garantem que tudo seja executado sem problemas, incluindo quando várias pessoas interagem com o dispositivo ao mesmo tempo.

Navegar através de mapas, procurar dados ou mesmo jogar em video walls interativas: todo uso é válido e altamente envolvente.

5. Útil para qualquer indústria

Uma vídeo wall pode ser de grande utilidade para qualquer setor. São altamente envolventes e permitem fixar o conteúdo melhor e de maneira mais eficiente que outros formatos. No entanto, certos ambientes são mais propícios para o uso de audiovisual que outros.

Video walls constituem um bom suporte para publicidade, garantindo um retorno financeiro esperado.

VIdeo walls: your business is your canvas

O mesmo fascínio que as telas de sinalização digital causavam no ínicio é observado hoje em reação às video walls. Ao contrário do que acontece com outdoors padrão, não há como ignorar uma video wall. É por isso que as propagandas são mais eficazes quando usadas nesta plataforma, especialmente anúncios curtos, pois intensifica o engajamento que a tela propicia naturalmente.

6. Entretenimento

Se nos preocupássemos exclusivamente com a eficiência, não teríamos metade das tecnologias disponíveis hoje. A video wall é justamente esse passo à mais, para além da eficiência. O uso criativo da video wall chama a atenção e despertar a curiosidade.

Um belo exemplo pode ser visto em um pub da Flórida, onde video walls foram usadas para simular janelas realistas.

As video walls representam um dos principais pontos da sinalização digital. Embora já estejam presentes há algum tempo, ainda há novas maneiras de implementar essa tecnologia de forma divertida. Se o seu negócio depende de engajamento, não tem como dispensar essa estrutura.

O investimento em video wall certamente não será barato. No entanto, desde que seja usado adequadamente na configuração de sua empresa, pode ganhar o retorno desejado.

Imagens de Robert Scoble, Useful.com e Digital Signage Connection.

 

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.

Not sure yet? Give it a try ;)

Most Popular

Recent Comments