Home Blog Posts Casos de Sucesso O impacto da sinalização digital na industria hospitaleira

O impacto da sinalização digital na industria hospitaleira

A indústria hospitaleira é, provavelmente, a indústria cuja variedade de usos para sinalização digital é maior. Esta indústria é ampla e abrange hotéis, restaurantes, parques temáticos, linhas de cruzeiros e está fortemente ligada à indústria do turismo. É definitivamente a área onde sinalização digital está em casa. Discutir a utilidade desta ferramenta na indústria hospitaleira não é sequer uma opção: é uma grande oportunidade de investimento.

Se você não consegue encontrar um uso adequado para sinalização digital na indústria hospitaleira, provavelmente você está fazendo algo errado!

![Ball room](https://onsign.tv/media/1-Hospitality-300×199.jpg)

## Benefícios de custo: Self-service e limites de trabalho

A recepção é somente o início! É no “Bem vindo(a) a …” que o cliente ou hospede começa a julgar o serviço prestado. Alguns hotéis optam por não deixar nada ao acaso e planejam a experiência de recepção nos mínimos detalhes utilizando quiosques de auto-atendimento.

Alguns equipamentos digitais podem permitir um check-in mais rápido e fácil. Principalmente nos grandes hotéis, onde é comum encontrar filas, os clientes podem efetuar o check-in e check-out ou ver se o seu quarto está pronto usando um quiosque digital. É verdade! Este método pode proporcionar um processo mais rápido e mais eficiente do que uma mesa de check-in simples, mas também elimina o fator humano. Se prefere que o seu hotel tenha uma abordagem mais tradicional, de carne e osso, em oposição a recorrer a um hardware e software, esta opção também tem o seu lugar reservado num mundo que se torna cada vez mais digital.

Um quiosque digital reduz a quantidade de funcionários, precisamente por se tratar de um sistema automatizado. É importante reforçar que um quiosque digital não deve ser um substituto completo para os funcionários. O fator humano proporciona uma presença de boas-vindas, mas a tecnologia pode servir como uma grande ferramenta para reduzir a necessidade de empregados adicionais, elimina erros humanos e assegura que as coisas funcionem bem.

Não há dúvidas que os quiosques são ferramentas úteis, mas há uma teoria interessante [que afirma que os quiosques serão substituídos por tablets.](https://www.lilitab.com/blogs/news/115544324-5-ways-tablet-kiosks-will-improve-your-business)

Poupe dinheiro nas impressões. Folhetos, papéis, mapas, instruções, menus, planos, horários ou qualquer outra compilação de palavras não tem mais razão para vir num pedaço de papel que será provavelmente jogado fora. E, se formos honestos, normalmente não são tão interessantes quanto na tela! Assim também é possível atualizar a informação com mais facilidade e, se necessário, compartilhá-la mais rapidamente com outras partes da rede.

![Image](https://lh3.googleusercontent.com/PKoYmpV8aw216Ffa3x9KRAGvZsrc6_sweMgAD4eb-OqZkE2pMclYbo6lTl8LknVxjwQPNUIXGFiIEinrNGb0NqPCqMLbbET7F1U0CIwQos1Gia0t5uuvt-bsKcAK1VKk758DnBv6)

## Localização

A indústria hoteleira é onde esse recurso é utilizado com excelência! A sinalização digital eleva os mapas a outro nível ao utilizar interatividade. A quantidade de informações fornecidas por um quiosque digital depende inteiramente da sua vontade. Uma exposição simples, mostrando pontos principais da estrutura pode ser suficiente; no entanto, se você realmente quiser [utilizar a sua sinalização](https://www.fastsigns.com/blog/detail/2015/07/02/5-most-amazing-uses-for-digital-signs) ao máximo, você pode configurar o dispositivo para imprimir instruções de como chegar a um local de um evento ao lado da programação, por exemplo.

## Responda às FAQ

Ordene as questões frequentemente perguntadas (FAQ) num écran digital

Um centro de informações deve estar sempre presente para respondes dúvidas específicas de cada cliente, mas, por vezes, as perguntas são repetidas e podem ser facilmente respondidas.

Que horas é o almoço? Onde se encontra o centro de eventos? [Exiba as FAQ para os seus clientes](http://www.rmgnetworks.com/blog/how-digital-signage-is-enhancing-the-hospitality-industry) em mensagens curtas ou até mesmo em seção específica, recorrendo à sinalização digital. Assim, o hóspede pode acessar e procurar uma pergunta específica. Se a sua recepção for projetada com uma plataforma de sinalização digital, as FAQ podem ser de grande utilidade.

Lembretes de certas regras ou até mesmo dicas simples também são uma boa opção. Pequenos pedaços de informação são sempre bem-vindos e todos somos receptivos a anúncios se feitos de forma sintética e agradável. Lembretes de “não esqueça o guarda-chuva”, “vesta-se com roupas quentes” ou “visite a piscina” são dicas úteis que podem agradar se forem realmente úteis.

## Informe a previsão do tempo ou outras situações importantes

“Risco alto de furacão. Visitar a praia não é aconselhável”

Informações atualizadas minuto à minuto são uma comodidade vital nos tempos de hoje, não só nos estabelecimentos hoteleiros. Forneça informações atualizadas aos seus clientes do tempo e de outros assuntos importantes que possam estar interessados.

![Image](https://lh4.googleusercontent.com/85–SjDuutUxirG5VXaCoAwmaaFdHOMuYmPNgg0nt2Tlg3gw7CquqgSQV00MoRoyg64G5Aulgg4c8hMFyjSSu02pMN4Pguzlx-xpEAL4Q39Het6TVDpTZnHXR5otiyKYeItjV6Fe)

Experimente diferentes níveis de formalidade nas mensagens. Certifique-se que dados são relevantes para o cliente. Exiba informações em mensagens curtas, ou dedique uma tela ou seção interativa para esses dados.

Outra opção inteligente e interessante é colocar sinalização digital no interior de elevadores. Nesse tipo de ambiente, toda a atenção está voltada para a tela enquanto a porta não abrir. Mostre horários, lembretes, notícias ou até mesmo publicidades.

## Publicidade da casa ou de terceiros

[Anuncie os serviços localizados dentro do seu próprio estabelecimento, como restaurantes ou bares](https://www.omnivex.com/company/blog/6-ways-digital-signage-enhances-a-hotels-hospitality). O mesmo se aplica à qualquer outro serviço que tenha disponível.

Anuncie fornecedores de outros serviços para uma fonte de renda extra. Você pode optar por fazer propaganda somente para fornecedores de serviços em que os seus clientes possam estar interessados. A publicidade é, muitas vezes, chata e incomoda para todos nós – ainda mais se não estamos interessados ​​no produto! Por outro lado, a publicidade de eventos relevantes, passeios ou guias pode ser uma ideia inteligente.

Por norma, existe sempre uma grande prateleira com folhetos sobre o que fazer na área de interesse dos hóspedes. Torne os folhetos mais elegantes, permitindo que sejam visualizados digitalmente em diferentes locais além do hall.

## Sinalização digital nos quartos

O quarto de hotel é provavelmente onde os seus clientes esperam paz e tranquilidade; no entanto, (e há sempre um porém) você pode incluir vídeos personalizados ou apresentações para os clientes no momento em que ligam a televisão. Ou, pode simplesmente torná-los conscientes sobre como podem acessar esse tipo de informações. “Veja o canal de informações do hotel”, por exemplo. Esse é um dos [usos da sinalização digital comum em hotéis.](http://blogs.spectrio.com/top-5-uses-of-digital-signage-in-the-hospitality-industry)

No início da estadia, informação relevante e interessante será acolhida por novos hóspedes. Forneça um pequeno tour pelo estabelecimento e entornos e informe de oportunidades que podem aproveitar. Os seus clientes ficarão gratos; no entanto, eu não aconselharia a utilização repetida deste recurso com o mesmo cliente, que pode se aborrecer com a insistência. O método mais sábio e, provavelmente, o mais fácil, é fazer com que o cliente fique ciente das possibilidades, e permita o escolher se quer ou não contraar um serviço. Uma única notificação é o suficiente.

![Image](https://onsign.tv/media/4-hospitality-e1462368074982.jpg)

À parte de apresentações e videos com instruções, [o entretenimento dentro do quarto e a experiência do cliente no hotel podem ser melhoradas de várias formas.](http://www.uievolution.com/in-room-entertainment-hotel-guest-experience/)

## Entretenimento em locais de espera

Se todo o resto falhar, pode apostar que esse não vai ser o caso do entretenimento. Enquanto um coração bater no peito do cliente, este recurso pode conquistá-lo. Mesmo se eliminar todos os outros recursos – o que nunca deve ser feito, é claro – o impacto da sinalização digital seria mais do que perceptível nos seus resultados finais.

Uma lufada de ar fresco é uma excelente comodidade nesta indústria. Não há melhor local para fornecer estas entretenimento do que em um hotel. Naturalmente, o seu hotel nunca iria fazer um cliente esperar muito tempo. No entanto, caso ocorra algo inesperado, proporcione entretenimento para ajudar a passar o tempo e garantir que seus clientes não fiquem entediados. Esta caraterística pode ser usada em qualquer estabelecimento de hospitalidade. Já [analisamos a utilização da sinalização digital para restaurantes no artigo anterior](https://onsign.tv/blog/digital-signage-for-restaurants/);Nesse texto há vários recursos que podem ser aplicados neste campo também.

## Horário de transporte público

[Hotéis e viagens andam de mão dada.](http://www.digitalsignagetoday.com/blogs/digital-signage-is-the-new-normal-for-travel-and-hospitality/) Monte campanhas que ajudem os hóspedes a otimizar o tempo tendo em conta os seus arredores e proximidade de determinados locais. Os horários de vôos também são uma ótima opção se esse meio é utilizado no local.

O conteúdo impresso pode não ser confiável, sem mencionar a dificuldade de atualização horários de uma rede de transporte abrangente. Usando uma tela digital, fazer pequenas alterações se torna fácil. Você pode inclusive configurar os horários para serem atualizados automaticamente, recorrendo a bases de dados do aeroporto ou de uma companhia aérea específica. Resumindo, os horários, em geral, são mais fáceis de consultar usando a tecnologia digital.

## Horários de reuniões e convenções

[O cadastramento em eventos pode ser feito simplesmente através de quiosques digitais onde se fornecem os dados necessários.](http://www.ingrammicroadvisor.com/proav/an-intro-to-digital-signage-kiosks-for-solution-providers) Quando acontecem certos eventos ou convenções, muitas pessoas procuram hotéis onde possam permanecer durante a visita. Você pode ir um passo à frente e melhorar a experiência do cliente: exiba os horários de todos os eventos relacionados com a convenção em questão, certificando-se que seus visitantes estão à par das informações de que necessitam.

Os inícios de conferências, reuniões ou eventos menores, bem como a sua localização, são as informações mais importantes para os visitantes. Isso pode ser compartilhado facilmente, quer através de um quiosque ou de uma tela, ou qualquer outro componente da rede de sinalização digital.

Há alguns [exemplos de sinalização digital em halls de fazer cair o queixo](https://www.skykit.com/blog/digital-signage-for-lobbies/), desde video walls até à rede de sinalização digital como um todo.

## O uso de dispositivos móveis está reestruturando a indústria hospitaleira

Você não deve deixar celulares e tablets de fora da sinalização digital. [Considere usar as telas dos seus hóspedes](http://hospitalitytechnology.edgl.com/columns/Use-Mobility-to-Enhance-Digital-Signage98280).

Um relatório recente da Oracle Hospitality com 9000 entrevistados revelou alguns dados interessantes. ![Mobile and beer](https://onsign.tv/media/5-hospitality.jpg)

39% dos usuários encomenda comida usando smartphones, e 20% efetuam o check-in em hotéis utilizando dispositivos móveis. Para ver mais dados interessantes desse relatório, visite [FastCasual.com.](http://www.fastcasual.com/news/global-study-millennials-mobile-use-reshaping-hospitality-industry/)

E assim chegamos ao final de mais um exemplo de possíveis utilizações de sinalização digital numa indústria dominante.

## Para sintetizar:

– A sinalização digital na indústria hospitaleira traz benefícios de custo, especialmente no campo dos meios de comunicação impressos, reduzindo a quantidade de funcionários necessários.
– Informar a localização – tipicamente, um dos serviços mais demandados em hotéis -, é também um excelente uso da sinalização digital.
– Fornecer FAQs em telas digitais facilita o acesso à informação e elimina a execução repetida dessa ação por parte dos funcionários do quiosque de informações.
– A publicidade de serviços exteriores ao seu negócio é uma ótima opção para obter renda extra e criar ofertas personalizadas para seus clientes.
– A sinalização digital e entretenimento dentro dos quartos também são fatores vitais para melhorar a experiência do cliente.
– Se as informações do transporte público são úteis para os clientes, ofereça essa comodidade.

Imagens de [Thomas Depenbusch](https://www.flickr.com/photos/depenbusch/14096116730/in/photolist-ntChpm-cNdFZA-qecdgv-46uZse-ee6Vpn-5mWsv-aPoSqk-eecBX9-etV6fy-73S4p8-CXFNZz-5PLa13-9uLWnS-7y6Pt6-sBwBGZ-fw2nKL-i6g8Y5-cCws6C-aPpG2k-uN3bs-ee6Vkc-ofCuiV-5QNgFz-4qTKs6-5PLabo-2ZmN8m-7ZfeVJ-9uLWns-eecBNj-7Kmceq-b3sL6X-7MVYwh-9uLWs1-arxHSY-9uHWfR-e67K5b-5ZuauN-5Prr5F-ee6VuB-7qM38u-quirQ-e9ZcgK-a3oP5j-9fF69k-bw344-yjZaf-5QSxLu-5PFUP6-ee6VBc-bcGHA2),[ michael davis-burchat](https://www.flickr.com/photos/curious_e/7814362136/in/photolist-btDRDo-diHEJs-bsL3N3-bFpw5F-bFEVcM-cUwDBE-bFpvB2-bsjbhu-bH4oCr-bGhtfz-bJ2Q4P-dy7JEB-bu9zfs-bvGyWm-bFe43x-bsL4gN-bu6Pmb-bGyFdg-bt1gYL-bGyFwe-bFe5aT-bJBmwe-bH4o2g-bGyFoi-bFV7bz-bESDLB-bu9zDs-bESDvx-bFV7BZ-bJ2PJD-bsjbum-bu6PzW-bGyETr-bJ2NTz-bFEUSr-bH1AVT-bGhsEH-bFpvee-bvGzgC-bJ2P6c-btDRWw-bv83ef-bFV6K2-bsL3UG-bu9yXL-bJ2Pja-bt1ghC-bHKvxH-bJ2PTK-efKtz7), [Pyonko Omeyama](https://www.flickr.com/photos/omeyamapyonta/359535360/in/photolist-xLHkw-9TW5G8-baoiJD-4Tutyj-6uDzpa-7hwjtY-91BXt1-6uUJgB-oar8PJ-p5utRW-38gz8o-p5tySa-7smeoP-a19sJx-8Z5bFU-31emb5-6uUEFM-2YvNnj-mb5acx-7xodTE-bQYeWH-BRahb-3JxRsB-qnnWM-q8jTwQ-4iLu5f-Seqd-81Fuid-3aS6B3-FpeaS-4CzZiZ-6uUVcg-4vZ6KE-96bdBs-5h8i3B-nuy2Fd-8tbA8J-49DcH3-p7XFVK-7xodW1-pvx3LJ-6uYXi3-74Mbze-6J3mat-hqoYyR-a1ckk9-58twYp-fD5CMt-6uUF5D-rK5ZWE), [Jacob Bøtter](https://www.flickr.com/photos/jakecaptive/6938085543/in/photolist-bz6v7x-jCfMcP-nReJNL-bkYUyT-srvR4g-aDpPab-fyhnhx-e2A9X1-gp9ybn-7WAnaG-nMecA2-Ayi8Ry-dBKvNV-hrLfZ6-j6tKwW-4eCwse-4GMV4b-AQm7c-nAemTF-oYPdv7-7encdL-6aPMfB-67pJnh-hE2FYL-mCx7yC-8HvfW-dt4jdF-k43euL-eKw8fK-oBovo8-vaw4ot-mCvZ48-6X8ZMK-eEM2U9-cWKkYu-oEDKfr-2U3iX-joKAG8-eEEfQt-qErz6h-hrK8zb-kWfKv7-hB1eA5-r8K3u2-hTWNN1-k2pyD7-fKURhz-jCkPQA-jcQk5m-nL3AMu) e [Ben30](https://www.flickr.com/photos/ben30/160708916/in/photolist-fcFao-BwYTkN-dL2Vvb-9YDcgq-dL2TQj-dKWtck-dKWpqH-9YDdrW-dL2UMo-9YDemL-dKWrwM-dL2TpC-9YDfbu-dL2Tnu-9YDbQ1-9YD9Rq-9YDaYw-5oBu2F-6em8AQ-romxBF-rCsAqm-roeoCt-r532Az-r6Vkgi-roep36-robqX2-roepir-rCmYv5-rEFzRU-dKEnoG-9YDcH3-9YDce1-9YAdXe-9YAf9M-dL2SBu-9JP63o-dLchgg-9YD8Ey-dLhZ2Q-dLhZe3-dLct2t-dLci7r-roi4va-roaLWm-rm4SUf-mAC9w8-ro3JYC-mAKdJv-mANzjc-mAGyXU).

 

Aks Kojic
Aks has been a writer in the digital signage world for over 5 years, bringing you the best of cases and news this industry has to show. Thoughts or suggestions on topics you'd like to see? Drop him an email at aks@onsign.tv.
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments